Festa Junina - Como fazer? Dicas? Soluções?


A Festa Junina é uma das festas mais tradicionais no Brasil, todo ano milhares de pessoas comemoram com suas famílias, amigos e conhecidos.

Principais Pratos:

Pamonha.
Curau. 
Cuscuz. 
Canjica. 
Bolo de milho. 
Pipoca. 
Arroz doce. 
Caldos (Caldo Verde ou Feijão).
Cocada.
Pé de moleque.
Paçoca.
Pinhão Cozido.
Amendoim doce.
Maçã-do-amor.
Bolo de fubá.


  • Quadrilha

Festa Junina que se preze deve ter uma quadrilha na sua programação. A dança é feita em pares, que devem estar caracterizados como a ocasião pede. Um animador dita as frases dos respectivos passos e ações e, em seguida, os participantes devem submeter-se aos movimentos e coreografias estabelecidos. “Olha a chuva!”, “Olha o formigueiro!”, “A ponte quebrou!”, “É mentira!” são alguns dos “passos” mais conhecidos da quadrilha.
  • Bandeirolas

Um dos maiores símbolos da caracterização da Festa Junina está em um item pertencente à decoração: as bandeirolas. Elas nada mais são do que bandeirinhas cortadas em diversas cores e em formato específico que garantem a alegria e o charme à festança. Portanto, Festa Junina que se preze deve ter bandeirola!
  • Fogueira

A fogueira tem algumas simbologias. Alguns acreditam que ela seja uma forma de purificação, proteção contra maus fluidos e espíritos maus e até agradecimento e homenagem a deuses. Além desses significados, ela pode ser também o símbolo da reunião de familiares e amigos. Sem contar a alegria que dá ao ambiente da festa.
Esse item também é muito importante no que diz respeito à caracterização da festa, seja a fogueira feita de forma natural, seja a fogueira feita artificialmente com papéis coloridos que lembrem os troncos de lenha e as chamas do fogo. A fogueira natural também ajuda a aquecer os festeiros, já que as Festas Juninas geralmente ocorrem em meses mais frios, como junho e julho
  • Pau-de-sebo

É uma brincadeira bem típica das Festas Juninas. Ela consiste em escalar um mastro de cinco metros de altura, no mínimo, que contenha alguma textura ou gordura que dificulte a subida daqueles que queiram resgatar alguma premiação que está no topo.
  • Fogos de artifício

Como as Festas Juninas são eventos cheios de superstições e crendices populares, os fogos de artifício também têm as suas peculiaridades. Muitos dizem que o som emitido pelos fogos espanta maus espíritos, além de ser uma forma de despertar São João para a festa. Tenha muito cuidado ao manuseá-los.
  • Caracterização e vestimenta

É uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A caracterização e a vestimenta são o “coração” da festa. Ir a uma Festa Junina e não estar a caráter não é a mesma coisa.
A tradição da roupa e demais caracterizações foram sofrendo adaptações quando a festa chegou ao Brasil. Antigamente, as vestimentas consistiam em perucas, anáguas, saltos e outras roupas pomposas, tudo como a moda francesa pedia, já que a dança era realizada em salões nobres na França.
Com a chegada em nosso país, tanto o estilo da dança (que teve a influência de escravos e, depois, do povo nordestino) quanto as vestimentas foram alterados. Houve a adesão a chapéus (em razão do trabalho no campo), sandálias de couro, tecido de chita ou chitão, além dos remendos nas calças, que eram colocados para dar a aparência de estarem mais novas, já que os trabalhadores também as usavam na lavoura. Os vestidos também foram encurtados, em virtude do clima mais quente do Brasil, principalmente no Nordeste.
  • Balões

Assim como as bandeirolas, os balões dão todo o charme à decoração de uma Festa Junina, sendo bem característicos ao evento. É também um item indispensável na hora de pensar na organização e do que não deve faltar de enfeites na festividade. Muitos também afirmam que os balões possuem uma simbologia e são uma forma de oferenda aos céus para a realização de alguma prece ou como agradecimento a pedidos já realizados, geralmente ligados a namoros e casamentos.
  • Música

De nada adianta cuidar da decoração, da vestimenta e caracterização, das brincadeiras e quitutes, mas não atentar para as músicas da Festa Junina. A música é parte principal do evento, pois garante a animação de todos os participantes. As seleções das músicas para esse tipo de celebração devem estar mais focadas em sons nordestinos, com muita sanfona, triângulo e bumbo. Ritmos animados e no estilo caipira/sertanejo fazem muito sucesso.
  • Correio elegante

O Correio elegante é uma das muitas brincadeiras típicas das Festas Juninas. Consiste no envio de mensagens e recadinhos de uma pessoa à outra em forma de galanteio, elogios ou outras declarações. Muitos aproveitam para usar o linguajar “caipirez” em seus torpedos românticos.

Por Érica Caetano
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário